A Indústria de Madeira Irmãos Craveiro, Lda. Situa-se orgulhosamente em São Pedro de Rates freguesia portuguesa do concelho da Póvoa de Varzim, com 13,88 km² de área e 2.539 habitantes (2001). Densidade: 182,9 hab/km².
Foi restaurado o estatuto de vila em 2 de Julho de 1993, sob o nome de São Pedro de Rates, muito embora a freguesia e a vila sejam conhecidas apenas por Rates. No livro «As Mais Belas Vilas e Aldeias de Portugal», é descrita como uma das mais formosas povoações portuguesas. Rates situa-se a 11 km do centro da Póvoa de Varzim, faz fronteira com Laúndos a noroeste e com Balasar, a sudeste. A nordeste faz fronteira com o concelho de Barcelos e a sul com o de Vila do Conde.
Rates é a maior freguesia do concelho. Apesar de ser a freguesia mais despovoada, Rates tem merecido atenção por parte da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim sendo uma terra com valor histórico e paisagístico bastante significativo para o concelho e para o desenvolvimento do turismo rural. Toda a vila está centrada à volta do mosteiro de Rates. Todo o centro histórico está bem conservado, e este prolonga-se pela Rua Direita, onde residiam os fidalgos e os burgueses locais.
O topónimo e a localidade de Rates (do termo Ratis) parecem ser anteriores à romanização. Era um ponto de passagem de uma via romana, e aí começa um dos trilhos dos caminho de Santiago em Portugal.
Rates desenvolveu-se graças ao mosteiro fundado pelo Conde D. Henrique em 1100. É uma paróquia antiga referida no século XI com o título "De Sancto Petro de Ratis". No início do século XVI, o mosteiro desorganizou-se o que levou a que em 1517 tenha sido extinto e transformado em Comenda da Ordem de Cristo. O primeiro titular da Comenda foi Tomé de Sousa, natural desta terra e primeiro governador-geral do Brasil, a ele se segue uma longa lista de comendadores e comendadeiras. Não se conhece foral velho, mas era já concelho no século XIII. Em 1517, o rei D. Manuel I renova o foral ao Couto da Vila e ao Mosteiro.
Com as reformas liberais, o concelho é extinto em 1836 e passa a integrar o concelho da Póvoa de Varzim. Era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 709 habitantes. Em lembrança desse passado municipal, ainda hoje subsiste a Casa dos Paços do Concelho (1755) e o Pelourinho (século XVI). Em 1993, é restaurado o estatuto de vila, sob o nome de São Pedro de Rates, essencialmente por motivos históricos.
Rua do Cerco 108 4570-468 Rates Portugal
irmaoscraveiro@sapo.pt | geral@irmaoscraveiro.pt
2ª a 6ª-feira: 08h00 às 12h00 | 13h15 às 17h15
Sábado e Domingo: Encerrado
Rua do Cerco 108, 4570-468 Rates Portugal
2ª a 6ª-feira: 08h00 às 12h00 | 13h15 às 17h15
Sábado e Domingo: Encerrado
Contactos
(Chamada para a rede fixa nacional)
irmaoscraveiro@sapo.pt
geral@irmaoscraveiro.pt
All rights reserved to A Indústria de Madeira Irmãos Craveiro Lda- Powered by Páginas Amarelas